

Associação da sociedade civil fundada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio de Janeiro mais integrado e menos desigual. Atua como polo de redes, criando um espaço permanente de construção coletiva de políticas e ações públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com foco na redução das desigualdades, no aprofundamento da democracia e no desenvolvimento sustentável.
A Casa Fluminense acredita que a realização desse horizonte passa pela afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses e destinada universalmente a todo o seu território e população e não apenas - ou prioritariamente - para as áreas centrais da capital.
A Casa atua em três frentes de ação:
1. Mobilização
Fortalecemos lideranças sociais e organizações populares na construção pública do Rio por meio da colaboração permanente; da promoção do Curso de Políticas Públicas, Fórum Rio e encontros; e da valorização da identidade metropolitana e fluminense.
2. Informação
A partir do Mapa da Desigualdade, infográficos e reportagens, agregamos informações e dados sobre a metrópole fluminense, qualificando a formulação de propostas e promovendo o monitoramento das políticas públicas. Com a rede de parceiros, elaboramos a Agenda Rio, um documento com propostas de políticas públicas para o Rio, na busca por justiça econômica, racial, de gênero, e socioambiental.
3. Incidência
Com uma interlocução qualificada, atuamos para fazer com que as propostas geradas na rede de parceiros alcancem o debate público, os meios de comunicação, o poder público e a sociedade fluminense como um todo. Buscamos contribuir com estratégias conjuntas de advocacy de curto e médio prazo em temas como tarifa dos transportes públicos, acessibilidade das estações de trem, letalidade policial ou investimentos em saneamento básico.
O FUNDO
O Fundo Casa Fluminense fomenta a atuação de movimentos, coletivos e organizações populares que atuam em ações de mobilização comunitária, de monitoramento cidadão, de defesa de direitos e na promoção de soluções locais para os desafios estruturais vivenciados pela população nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Acreditamos que abrir caminhos para a superação das desigualdades do Rio metropolitano é uma tarefa coletiva que deve ser pautada pela atuação das lideranças sociais da periferia, com protagonismo das mulheres, dos negros e negras, da juventude, dos lgbt+ e outros grupos que mais experimentam seus efeitos e historicamente menos acessam recursos de fomento.
Desde 2016, o Fundo já apoiou 133 projetos em 13 municípios diferentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Já foram distribuídos R $434.609, a partir de três linhas de apoio: edital Agenda Rio, apoio à pré-vestibular comunitário e apoio direto.
// Quer entrar em contato? casa@casafluminense.org.br
// Acesse nosso site: www.casafluminense.org.br
// Nos acompanhe pelas redes sociais: @casafluminense